Quando queremos solicitar algo para alguém ou responder uma solicitação, fazer uma declaração de amor, despedirmo-nos, argumentar algo que foi dito, escrever diretamente a um leitor de revista ou jornal, contar novidades para o amigo que mora distante, fazer uma comunicação de um fato...ali está a carta!
Ao escrever uma carta devemos observar o interlocutor para que a linguagem seja adequada. Se o texto é destinado a uma revista cujo público alvo é de adolescentes, a escrita pode ser mais solta, ou seja, coloquial. Em se tratando, de uma revista política ou científica, as marcas textuais devem ser formais.
Geralmente a carta apresenta-se com a estrutura seguinte:
- Local e data;
- Saudação (vocativo);
- Desenvolvimento;
- Despedida;
- Assinatura.
Há vários tipos de cartas, a forma da carta depende do seu conteúdo.
A carta pessoal é a carta que escrevemos para amigos, parentes namorado (a), o remetente é a própria pessoa que assina a carta.
A carta comercial se torna o meio mais efetivo e seguro de comunicação dentro de uma organização. A linguagem deve ser clara, simples, correta e objetiva.
Existem alguns tipos de carta:
• Particular, familiar ou social: São tipos de correspondência que são trocadas entre particulares, cujo assunto, se enquadra em particular, intimo e pessoal.
• Bancária: Este é focalizado nos assuntos relacionados à vida bancária.
• Comercial: Associado às transações industriais ou comerciais.
• Oficial: Destinada ao serviço militar, público ou civil.
A documentação comercial compreende os papéis empregados em todas as transações da empresa como: Carta, Telegrama, Cheque, Pedido de Duplicatas, Faturas, Memorandos, Relatórios, Avisos, Recibos, Fax.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
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Do que vocês estão falando? Que conceito usado no livro de Zanotto deu base para essa postagem?
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