sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Quando queremos solicitar algo para alguém ou responder uma solicitação, fazer uma declaração de amor, despedirmo-nos, argumentar algo que foi dito, escrever diretamente a um leitor de revista ou jornal, contar novidades para o amigo que mora distante, fazer uma comunicação de um fato...ali está a carta!

Ao escrever uma carta devemos observar o interlocutor para que a linguagem seja adequada. Se o texto é destinado a uma revista cujo público alvo é de adolescentes, a escrita pode ser mais solta, ou seja, coloquial. Em se tratando, de uma revista política ou científica, as marcas textuais devem ser formais.

Geralmente a carta apresenta-se com a estrutura seguinte:

- Local e data;
- Saudação (vocativo);
- Desenvolvimento;
- Despedida;
- Assinatura.


Há vários tipos de cartas, a forma da carta depende do seu conteúdo.

A carta pessoal é a carta que escrevemos para amigos, parentes namorado (a), o remetente é a própria pessoa que assina a carta.

A carta comercial se torna o meio mais efetivo e seguro de comunicação dentro de uma organização. A linguagem deve ser clara, simples, correta e objetiva.

Existem alguns tipos de carta:

• Particular, familiar ou social: São tipos de correspondência que são trocadas entre particulares, cujo assunto, se enquadra em particular, intimo e pessoal.

• Bancária: Este é focalizado nos assuntos relacionados à vida bancária.

• Comercial: Associado às transações industriais ou comerciais.

• Oficial: Destinada ao serviço militar, público ou civil.

A documentação comercial compreende os papéis empregados em todas as transações da empresa como: Carta, Telegrama, Cheque, Pedido de Duplicatas, Faturas, Memorandos, Relatórios, Avisos, Recibos, Fax.

Um comentário:

  1. Do que vocês estão falando? Que conceito usado no livro de Zanotto deu base para essa postagem?

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