segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


A "Carta Comercial" é um meio de comunicação muito utilizado na indústria e no comércio, e tem por o objetivo iniciar, manter e encerrar transações.
Como em toda correspondência escrita, deseja-se de quem a escreve:
Clareza - para que seja a mensagem corretamente compreendida;
Correção - para demonstrar o cuidado do remetente para com o bom uso da linguagem;e
Estética - para que o destinatário tenha boa impressão de quem o enviou e lhe dê a maior atenção.

Como qualquer outro gênero de texto, as cartas comerciais são compostas de elementos textuais e paratextuais, o que designamos texto global, que é o conjunto de todos os elementos que constituem o texto.


Elementos principais das cartas comerciais:

1- O papel para uso dela é,em geral, timbrado,no alto,com o nome e a especialidade da firma;
2- Logo abaixo e à direita do timbre,põe-se o nome da localidade e data;
3- O nome e o endereço do destinatário virão à esquerda do papel,abaixo da epígrafe(localidade e data);
4- Abaixo do endereço,com esapaços intermediários, vem a invocação que deve ser impessoal(Prezado Senhor Presidente etc.)
5- O texto deve ocupar o centro da folha e ser redigido com clareza e concisão;
6- O fecho é em geral imutável e consta de votos de amizade e de respeito( atenciosamente,respeitosamente);
7- Toda correspondência comercial deve ter uma cópia nos arquivos em computador;
8- Não se deve esquecer as margens do papel.A margem esquerda será mais larga que a direita.
9- Pode conter exposição do assunto na referência;
10- Pode conter iniciais de quem redigiu e de quem digitou.

Um comentário:

  1. Para nós, a carta é um gênero de texto. O uso de uma terminologia informa o campo teórico no qual o analista se movimenta. Faltou decompor a carta e informar cada uma das partes que compõe a sua estrutura.

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