Segundo Grice, a comunicação natural pode informar conteúdos implícitos, capazes de provocar a violação de uma de suas máximas conversacionais que regem o princípio da cooperação,que é composto por quatro máximas conversacionais:qualidade, quantidade, relevância e modo.
Pela primeira máxima pressupõe que o interlocutor vai dizer apenas o que for verdadeiro, pela segunda, somente a informação necessária, na terceira, o que for relevante e pela quarta máxima espera-se que o interlocutor seja claro o suficiente para que o processo comunicacional ocorra da melhor maneira possível.
Essas máximas conversacionais ou Leis do discurso de Greice são normas a serem seguidas pelos interlocutores para que se possa perceber o jogo da interação verbal.
Estas, são perfeitamente aplicáveis aos textos de correspondência empresarial, como as cartas comerciais.
As leis são as seguintes:
1- Lei da Pertinência: a informação deve ser adequada ao local, modo e público ao qual é destinada;
2-Lei da Sinceridade:a informação deve ser verídica, tendo meios de garantia da verdade do que está sendo dito;
3- Lei da Informalidade:Aqui,espera-se que novas informações sejam trazidas ao destinatário, evitando informações desnecessárias;
4- Lei da Exaustividade:Propõe que a informação deve ser real,sendo transmitida de forma completa, evitando ocultar qualquer aviso significante.
Como podemos observar, essas leis foram corretamente aplicáveis a carta apresentada, visto que a informação foi transmitida de forma clara, objetiva e com os dados comprobatórios necessários à verificação da empresa.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A carta abaixo que vocês selecionaram para estudo observou as Leis de Grice?
ResponderExcluir